Uma das preocupações das entidades privadas sem fins lucrativos funda-se na captação de recursos, visto que não são geradas receitas suficientes para a qualiadade dos serviços; dessa forma, buscam-se recursos externos como caminho para preservar a receita por meio de recursos de forma constante.
A captação de recursos não se limita apenas à aquisição financeira, uma vez que são necessários também de recursos humano, equipamentos e materiais permanentes e custeio de materiais de consumo.
Para a contínua entrada de fundos, é importante o equilíbrio entre atender às expectativas e exigências dos financiadores em relação à aplicação dos recursos e oferecer aos beneficiários serviços que realmente perfazem suas necessidades e agradem aos concessores.
O êxito na captação de recursos depende do relacionamento que se institui com os financiadores, que são pessoas ou instituições que geralmente compartilham da missão, valores e objetivos da organização.
Os financiadores escolhem as entidades que dispõem as seguintes características:
Portanto, para atender às exigências dos financiadores, a prestação de contas das entidades devem ser transparentes, feitas por meio de documentos e informações, relatórios das atividades, demonstrações contábeis, informações bancárias, dentre outros.
Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 75-91, 2008