O arrecadamento de recursos e capitais de forma constante requer que a entidade disponha de campanhas publicitárias destinadas à arrecadação de fundos ou financiamento de projetos, que, por sua vez, exigem uma forte aptidão em planejamento, gestão e marketing pela organização.
Segundo Peter Drucker (EXAME, 2000:24), a entidade deve transformar os financiadores em contribuintes/parceiros, por meio de sua identificação, da eficiente utilização dos recursos e da apresentação dos resultados advindos dos recursos doados.
Esse processo requer a administração profissional pelas organizações que requerem tais donativos e financiamentos.
Embora acreditar que não há, existe sim uma concorrência acirrada pelos recursos disponíveis, e portanto, permance a necessidade de medir e avaliar internamente o desempenho dos gestores.
Desta forma é razão avaliar a viabilidade dos projetos, nos quais todos esses fatores obrigam as organizações a aprimorar e inovar as formas de captação de recursos.
Na gestão da captação de recursos financeiros, as entidades têm de utilizar os meios de comunicação (principalmente pelos meios eletrônicos) com o propósito de aumentar a consciência dos potenciais financiadores sobre a entidade, além de apresentar de forma clara os objetivos, a missão da organização e as razões pelas quais o possível apoiador deveria oferecer seus recursos.
Assim, as organizações devem profissionalizar a gestão de suas atividades e aprimorar o seu relacionamento com os financiadores e parceiros.